sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Querer, Poder, Dever. Mário Sérgio Cortella filósofo

Querer, Poder, Dever
Quero citar aqui o patrono da cidade de São Paulo, o apóstolo Paulo de Tarso, dos cristãos. Na primeira carta aos coríntios, ele diz que "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". Eu posso fazer qualquer coisa, porque sou livre, mas eu não devo fazer qualquer coisa.

Aliás, os cristãos dizem que Jesus de Nazaré afirmou, e está lá no Evangelho de Marcos, que "de nada adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se ele perder a sua alma". - É uma frase fortíssima. Seja você um homem que tem religião ou não, tanto faz; a frase é forte. Perder a alma pode ser perder a sua integridade, perder a sua hombridade; é perder a capacidade de ser honesto, digno... Isto é, perder aquilo que nós não vamos levar e que é a única que vai ficar ou não: justamente a nossa identidade.
Mário Sérgio Cortella é filósofo e educador, professor doutor em filosofia pela PUC de São Paulo. Integrante do Comitê de Direitos Humanos da PUC, que faz parte do consórcio universitário PUC-USP-Columbia University.

 
  Ler, reler e pensar. Vou arranjar mais tempo para ler e refletir. Adoro ler livros do professor e educador Mario Sérgio Cortella, o qual tive o prazer de conhecer,estar em suas palestras. Bom dia.   
                                                                                  MirellaGross 
                                                            http://mirellagross.blogspot.de





Nenhum comentário: